E-commerce

O que é?

A expressão e-commerce ou comércio digital refere-se a todo o comércio realizado nos canais digitais. O comércio online é uma realidade em todos os sectores da economia e apresenta um elevado potencial de crescimento para todas as empresas. Quer se trate da prestação de serviços ou da venda de produtos físicos, ou digitais o e-commerce tem a potencialidade de aumentar exponencialmente o volume de negócios. Segundo estatísticas da União Europeia o e-commerce continua a crescer a um ritmo acelerado. Em 2019 gerou um volume estimado de vendas de cerca de 3,2 triliões de euros com mais de 1,5 biliões de consumidores online.

Os nossos serviços de apoio ao e-commerce

Sabia que

5.05 Biliões de Euros

Em Portugal a taxa de penetração da internet atingia 83% da população em 2021. No mesmo ano, 60% dos utilizadores fizeram compras online. Com um volume de vendas de 5,05 Biliões em 2021, Portugal está ainda abaixo da média europeia, mas, naturalmente, a tendência é para crescer.

3º mercado no sul da Europa

Logo a seguir à Espanha e à Itália, o Mercado eletrónico em Portugal é o terceiro maior do sul da Europa. A maioria dos consumidores (90%) compram através de lojas nacionais, enquanto apenas 46% compra em lojas internacionais, com grande predominância para lojas estabelecidas em países da UE.

Pagamento no Multibanco

A maioria das pessoas que compra online em Portugal prefere realizar o seu pagamento através de uma referência bancária no multibanco. Esta é uma característica importante a ter em conta se pretender vender online em Portugal. 

Moda assume o 1º lugar

A Moda representa 32% das vendas seguida pelo sector da Eletrónica e Media com 26%. O sector dos Brinquedos, Passatempos e Bricolage são responsáveis por 21% do Mercado. No total os três sectores são responsáveis por 79% das vendas online.

52% compra no telemóvel 

Certifique-se que a sua loja online está optimizada para dispositivos móveis ou arrisca-se a deixar de fora mais de 50% dos clientes.

Vender para fora

Vender online no mercado europeu é uma oportunidade de crescimento para muitas empresas portuguesas. O principal desencorajador está associado às dificuldades na componente logística e à falta de know-how de muitos empresários. Plataformas como a Amazon, Shopify, Etsy entre outras fornecem-lhe soluções de elevada performance, baixo risco e elevado rendimento.

A quem se destinam?

O e-commerce é para todos os tipos de negócio?! Independentemente de ter um restaurante, uma oficina, uma pequena produção artesanal ou uma grande unidade industrial, o comércio online pode revolucionar o seu negócio. Não acredita? Nós damos-lhe alguns exemplos.

O e-commerce implica sempre uma loja?
Não é necessário ter uma loja electrónica, mas sim uma montra. As montras podem ser um website, um blog ou apenas um anúncio numa plataforma digital. Naturalmente, elementos como a credibilidade, fiabilidade, atenção ao cliente, entre muitos outros constituem fatores importantes na tomada de decisão para a compra um produto ou serviço.

Não produzo nada, nem presto serviços, mas quero vender.
As lojas de dropshipping são modelos de negócio possíveis graças à internet e a plataformas de comércio online. Encontre o produto que lhe interessa vender, o seu nicho de mercado, encontre os fornecedores, crie a sua loja e comece a vender. As compras realizadas são diretamente endereçadas ao fornecedor que efetua o envio da encomenda com a sua marca.

O seu negócio online está à distância de um clique.